quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Os sete chakras

De acordo com os tântricos tradições e yoga do hinduísmo e do budismo, o corpo humano tem sete “força centros” ou pontos focais de energia que são utilizadas para a recepção e transmissão de energias, estes são conhecidos como chakras.
Estes sete centros de energia são enraizados ao longo da coluna vertebral a partir da base da coluna vertebral e estendendo-se para a parte superior da testa.
Cada chakra está associado com uma determinada cor do arco-íris que vão do vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo, violeta todos em ordem a partir da base da coluna para a parte superior da cabeça.

Sahasrara: O Chakra da Coroa

Sahasrara, o que significa 1,000 lotus pétalas, é geralmente considerado como sendo o chakra da consciência pura, dentro do qual existe nenhum objeto ou ego. Simbolizado por um lótus com mil pétalas multi-coloridas, ele está localizado no topo da cabeça. Sahasrara é representada pela cor branca e envolve questões como sabedoria interior e a morte do organismo. O seu papel pode ser  um tanto semelhante à da glândula pituitária, que libera hormônios para se comunicar com o resto do sistema endócrino e também se conecta ao sistema nervoso central, através do hipotálamo. Sahasrara tem envolvimento com a liberação de  karma, ação física com a meditação, mental com a consciência universal e, ação emocional com o “estado de ser”.

Sahasrara: O Chakra da Coroa

Ajna é simbolizada por uma flor de lótus com duas pétalas, e corresponde as cores violeta, índigo ou azul profundo e seu mantra é o mais famoso “OM”. Ajna, é conhecido como o  terceiro olho, chakra que está relacionada com a  glândula pineal, uma glândula sensível à luz que produz o hormônio  melatonina , que regula o sono e despertar.  Ajnaequilibra os seus superiores e inferiores.Ajna relaciona-se com o acesso da intuição. Mentalmente  lida com a consciência visual e emocionalmente clareza em um nível intuitivo.

Vishuddha: O Chakra da Garganta

Vishuddha  (também Vishuddhi)  é descrito como uma crescente de prata dentro de um círculo branco, com 16 petalas azul claro ou pálido, ou pétalas de turquesa, seu mantra é Ham. Pode ser entendida como a comunicação e evolução. Este chakra fica paralelo ao da tireóide , uma glândula que também está na garganta e que produz o hormônio da tireóide , responsável pelo crescimento e maturação. Fisicamente, Vishuddha governa comunicação, e no ambito emocional governa independência, mentalmente governa pensamento fluente, e espiritualmente regula a sensação de segurança.

Anahata: O Chakra do Coração

Anahata é simbolizada por uma flor circular com doze pétalas verdes. Dentro é um yantrade dois triângulos que se interceptam, formando uma  estrela de seis pontas , simbolizando a união, o mantra semente é Yam. Anahata está relacionado com os  timo , localizada no peito, é um órgão linfoide primário, responsável pelo desenvolvimento e seleção de linfócitos T que são responsaveis pelo sistema imunológico. Anahata está relacionado com o verde ou rosa cores. Questões fundamentais da Anahata envolvem emoções complexas, compaixão, ternura, o amor incondicional, o equilíbrio, a rejeição e bem-estar. Fisicamente Anahata lida com a circulação, emocionalmente o amor incondicional, mentalmente a paixão, e espiritualmente a devoção.

Manipura: O Chakra do Plexo Solar

Manipura   é simbolizado por um triângulo apontando para baixo com 10 pétalas, seu mantra é Ram. Manipura está relacionada com o metabolismo e digestivo. Acredita-se que correspondem a  ilhotas de Langerhans , que são grupos de células no pâncreas, bem como as exteriores  das glândulas supra-renais  e do córtex adrenal. Estes desempenham um papel importante na  digestão , a conversão de alimentos em energia para o corpo.  Questões fundamentais regidos por Manipura são questões de poder pessoal, medo, ansiedade, formação de opinião, introversão, e transição de emoções simples para o complexo. Fisicamente, Manipura lida com a digestão, mentalmente com poder pessoal, emocionalmente a expansividade, e espiritualmente todas as questões de crescimento.

Swadhisthana: O Chakra Sacral

Swadhisthana  é simbolizada por uma flor de lótus branca, dentro que é uma lua crescente, com seis vermelhão, ou pétalas de laranja. O mantra semente é Vam. O Chakra Sacral está localizado no  sacro  e é relacionado aos testículos ou os ovários que produzem os hormônios sexuais envolvidos no  ciclo reprodutivo. As principais questões que envolvem Swadisthana são relacionamentos, violência, vícios, necessidades emocionais básicas e prazer. Fisicamente, Swadisthana lida com a reprodução, mentalmente governa a criatividade, emocionalmente a alegria e espiritualmente governa entusiasmo.

Muladhara: O Chakra da Base

Muladhara  ou chakra raiz  é representado como um quadrado amarelo, com quatro pétalas vermelhas. Seu mantra é Lam. Questões fundamentais envolvem a sexualidade, o desejo e obsessão. Fisicamente, Muladhara lida com a sexualidade, mentalmente governa a estabilidade, emocionalmente lida com asensualidade e espiritualmente governa uma sensação de segurança.


retirado de : http://www.viacosmos.com.br/os-sete-chakras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário